A riqueza ambiental do Piauí irá estampar o terceiro livro da Coleção EcoExpedições, que deverá ser lançado em janeiro do próximo ano. Com o título Expedição Piauí – O Sol do Equador, a obra irá documentar em textos e fotos as unidades de conservação ambiental federais e estaduais.
O livro é realizado em conjunto pelo fotógrafo pernambucano Luiz Netto e pelo jornalista piauiense e também fotógrafo Chico Rasta e tem patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet de Incentivo à cultura. As imagens irmão mostrar desde o rico bioma marinho do Delta do Parnaíba à caatinga histórica da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.
A segunda viagem para captar imagens e conteúdo para a publicação teve início na semana passada com o roteiro que começou pela Flona de Plamares (entre Teresina e Altos) Sete Cidades, Cachoeira do Urubu, Nascentes do Parnaíba, Reserva Uruçuí UNA, parte piauiense da Chapada do Araripe e Serra da Ibiapaba.
“Finalizamos daqui a um mês no Delta do Parnaíba. Outras expedições ainda estão previstas para acontecer ao longo deste ano com fotografias no inverno e estiagem. Provavelmente passaremos pelo mesmo local mais de uma vez mostrando as fotos que o Piauí produz da forma que o Piauí merece. A previsão de lançamento do livro é início de 2016”, falou Chico Rasta.
Além da temática ambiental, o livro também trará aspectos históricos e antropológicos, patrimônios culturais e a relação homem-natureza. Para a Panorama Cultural, empresa responsável pela produção do material, o Piauí é um dos locais mais ricos em biodiversidade e até hoje não se viu esse patrimônio ser documentado numa obra à sua altura.
O trabalho textual e fotográfico terá como complemento um canal multimídia com vídeos registrando todos os bastidores das viagens e atividade dos fotógrafos. Os outros dois livros que formam a coleção estão em fase de diagramação. O primeiro deles traz registros do estado do Pernambuco (Expedição Pernambuco – O Leão do Norte) e o segundo é o Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia.
Distribuição – Assim que a coleção estiver finalizada, há a previsão de que 600 exemplares do livro Expedição Piauí – O Sol do Equador sejam distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas, cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre outros espaços. (Fonte: G1)