O mês de julho deste ano foi o mais quente já registrado no mundo, com muitos países e oceanos experimentando ondas de calor, relata a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) em relatório divulgado nesta quinta-feira (20).
Julho registrou temperatura média de 16,61°C nas superfícies dos continentes e dos oceanos, 0,81°C a mais do que a média de temperatura do século XX. Trata-se do recorde de temperatura média do planeta desde 1880, o início do acompanhamento das temperaturas em todo o mundo.
No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a julho de 2015, a temperatura média registrada nas superfícies dos continentes e dos oceanos foi 0,85°C acima da média do século XX.
Em seu relatório mensal sobre o clima global, a NOAA aponta que a América do Sul teve “condições” de temperatura acima da média no mês de julho, e algumas partes ao norte da região tiveram calor recorde. De uma maneira geral, o mês passado foi o quinto mês de julho mais quente da América do Sul.
A administração também cita temperaturas recordes de alta nos oceanos e uma redução da extensão de gelo no oceano Ártico.
Em julho, foi registrada extensão de 350 mil milhas quadradas no Ártico, 9,5% a menos do que a média entre 1981 e 2010. Já no Antártico, foram registradas 240 mil milhas quadradas em julho, 3,8% a mais do que a média dos anos entre 1981 e 2010. (Fonte: G1)