O Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) inspirado no modelo Nacional do World Youth Parliament for Water para reunir e promover a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos, bem como o engajamento dos mesmos no VIII Fórum Mundial da Água, em Brasília, no ano de 2018.
A presidente da ABRH, Jussara Cabral, explica que o Parlamento é um elo da Rede da Juventude pela Água (REJUA) e será constituído de jovens oriundos de todos os Estados Brasileiros e Distrito Federal. “Os membros (Jovens Parlamentares pela Água) devem ser facilitadores na criação de parcerias para o desenvolvimento e condução de atividades no âmbito local, regional e nacional, além de atuarem na formação de novas lideranças e em processos de mobilização social e educação científica e ambiental pelas águas”, completa a presidente.
Serão selecionados até 02 (dois) jovens da rede entre 18 e 27 anos, completos até o dia 22 de novembro de 2015, para representar cada um dos Estados brasileiros e do Distrito Federal no PNJA. O objetivo é formar uma equipe multidisciplinar e dedicada à promoção da gestão sustentável, equitativa e eficiente dos recursos hídricos. Jovens de todas as áreas de conhecimento e com diversas vocações e talentos são convidados a se candidatar.
Processo de seleção em duas etapas – O processo de seleção dos Jovens Parlamentares pela Água ocorrerá através do registro dos candidatos no formulário online disponível na página da ABRH (http://www.abrh.org.br/pnja/inscricao).
As inscrições serão finalizadas no dia 30 de setembro. Somente serão aceitas candidaturas acompanhadas de currículo a ser preenchido no formulário eletrônico e um vídeo, de até 01 (um) minuto, gravado em qualquer formato e suporte, no qual o candidato explique por que deve ser eleito como um Jovem Parlamentar pela Água. O candidato deve fazer também o upload de documentos no sistema.
Depois da inscrição ocorrerá uma votação aberta na internet e uma seleção através de eleitores previamente selecionados, em instâncias do sistema de gestão de recursos hídricos brasileiros e entidades engajadas no cuidado com as águas, que escolherão dois dentre os mais votados pela internet.
Os jovens selecionados pelo edital deverão comparecer à Assembleia Geral do Parlamento Nacional da Juventude pela Água, que será realizada em Brasília de 20 à 22 de novembro. Os jovens eleitos terão a sua inscrição sustentável garantida no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que acontece de 22 a 27 de novembro, na capital federal. (Fonte: Ascom ABRH)