Baleia com mais de 13 metros aparece morta em praia de Peruíbe/SP

Uma baleia apareceu morta, na noite de terça-feira (21), em uma praia de Peruíbe, no litoral de São Paulo. A espécie da baleia não foi identificada. Até o final da manhã desta quarta-feira (22), o animal ainda não tinha sido retirado da faixa de areia da praia.

A baleia encalhou na faixa de areia da praia do Balneário Stela Maris, quase em frente ao posto do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) de Peruibe.

Segundo o biólogo do aquário da cidade, Thiago Nascimento, o animal deve estar morto há alguns dias porque está em estado de decomposição.

Uma equipe do Instituto Biopesca foi até o local para fazer uma análise da baleia. Segundo o veterinário e coordenador geral do Instituto, Rodrigo Del Rio do Valle, não foi possível identificar a espécie da baleia, nem a idade e o sexo. “Estamos colhendo amostras de DNA para identificar a espécie e as características. Ela tem cerca de 13,80 metros. Vamos mandar as amostras para um laboratório em Itajaí, em Santa Catarina”, disse ele.

Após o término da avaliação, a baleia será recolhida por funcionários da Prefeitura de Peruíbe. As pessoas que encontrarem animais mortos ou encalhados nas praias do litoral de São Paulo podem entrar em contato pelo telefone 0800-642-3341 do Instituto Biopesca, que poderá tomar as medidas necessárias para o resgate ou avaliação do animal.

Baleias na região – Nas últimas semanas, baleias foram avistadas no mar na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e algumas apareceram mortas.

Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na manhã do último domingo (19), na Prainha Branca, em Guarujá. No início deste mês, pescadores também flagraram uma baleia jubarte saltando bem perto do barco pelo menos três vezes, em Santos. Em maio deste ano, outras duas baleias foram encontradas mortas em Ilha Comprida. (Fonte: G1)