Estão proibidos o cultivo, a extração, a pesca, a venda e o consumo de ostras, mariscos, berbigões e vieiras no Paraná. Segundo o governo estadual, a medida é preventiva, já que foi confirmada a “maré vermelha” nas baías de Paranaguá e Guaratuba, no litoral. Peixes, camarões e outros frutos do mar não são atingidos pela medida.
O fenômeno “maré vermelha” aumenta o risco de contaminação generalizada desses frutos do mar. Depois que o laudo laboratorial confirmou a presença de microalgas e toxinas nocivas à saúde humana em amostras de água e ostras, equipes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) tomaram a decisão.
Se ingeridas, as substâncias são prejudiciais à saúde e podem causar diarreia, vômito e dor abdominal. A intoxicação acontece por meio do consumo de animais marinhos contaminados, em especial os moluscos bivalves, que são considerados filtradores do mar.
O governo estadual informou que a liberação deve ocorrer quando a situação for considerada normal, sem riscos à saúde da população. (Fonte: G1)