Cuba registrou neste sábado (23) o 29º caso importado do vírus da zika, diagnosticado em um viajante de nacionalidade porto-riquenha de passagem pela província de Granma, informou em nota o Ministério da Saúde Pública do país (Minsap).
Assim que surgiram os sintomas o doente foi internado no hospital da cidade de Bayamo, “onde foram feitos testes”, enviados ao Instituto de Medicina Tropical “Pedro Kourí” de Havana onde se confirmou ontem o resultado “positivo do vírus de Zika”, segundo o comunicado.
O Minsap assegurou que o paciente “contínua internado com bom estado geral e evolução favorável”.
O primeiro anúncio de zika no país foi confirmado em março passado, e desde então foram diagnosticados 30 casos do vírus, 29 deles importados e só um autóctone, detectado em uma jovem de Havana sem antecedentes de ter viajado para fora do país.
A presença da zika em várias nações da região fez com que as autoridades de saúde cubanas intensificassem desde fevereiro passado as ações de higiene e prevenção para erradicar os focos de mosquitos do gênero “Aedes”, agentes transmissores do vírus da zika, da dengue e da chicungunha. (Fonte: G1)