O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, lançou nesta quarta-feira (10/09) campanha nacional sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O material, que tem o slogan: “Produzir com Respeito ao Meio Ambiente”, foi entregue aos participantes do III Encontro Cadastro Ambiental Rural que está sendo realizado em Brasília. O secretário-executivo do Ministério, Marcelo Cruz, participou do lançamento da iniciativa que conta com a parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).
“A implantação do CAR é uma das prioridades do ministro do Meio Ambiente, José Sarney”, afirmou Marcelo Cruz. O secretário elogiou o esforço que está sendo feito pelo Serviço Florestal para aperfeiçoar o desempenho de seus técnicos em todos os estados, nas atividades de regularização ambiental e implantação do Código Florestal de 2012.
Ele anunciou que a sua secretaria está empenhada em modernizar a integração de todos os setores do MMA, de forma a facilitar a tomada de decisões em tempo real nos programas da pasta. “O CAR é um produto de gestão eficiente e nós iremos atuar fortemente para apoiar este trabalho”, enfatizou.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, ressaltou o apoio que está recebendo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que desde o início dos trabalhos, disponibilizou pesquisadores para o programa, que treinam e reciclam os servidores. Este é o terceiro encontro realizado pelo SFB, reunindo representantes dos órgãos ambientais estaduais e responsáveis pela agenda do CAR, para debater, trocar experiências, com ênfase à construção de uma agenda nacional eficiente para o SICAR (Sistema do Cadastro Ambiental Rural).
“Já temos estados, como o Ceará, que conseguiram excelentes resultados na elaboração do CAR, com o apoio do Fundo Amazônia, que participou com R$ 27 milhões (a contrapartida do estado foi de R$ 3 milhões)”, informou Deusdará.
Marcelo Cruz apontou a iniciativa de utilizar o Fundo Amazônia para o CAR como caminho a ser seguido para desenvolver outros programas que aguardam recursos para viabilizaras as suas ações. “Embora o orçamento do MMA seja baixo, a pasta conta com recursos disponíveis de várias agências, mas só 5% são utilizados”, lamentou.
Campanha – A campanha lançada na quarta-feira tem como público-alvo agricultores familiares, de imóveis com até quatro módulos fiscais, e conta com material informativo, como cartilha, folder, banners, cartaz, calendário agrícola e material de apoio às ações de mobilização, como faixa, cartaz e adesivos. Foram produzidos, ainda, um vídeo e produtos voltados para divulgação nas mídias sociais.
As peças desse material estão sendo disponibilizadas para os estados, prevendo que cada unidade possa adicionar a sua própria logomarca para as mobilizações regionais.
Além das impressões, que serão feitas por meio de parceria com os estados, serão impressos mais de 500 mil exemplares das peças com recursos do orçamento do SFB/MMA e de projetos internacionais, sob execução do Serviço Florestal Brasileiro, Regularização Ambiental na Amazônia (KfW Alemanha), Projeto Cerrado Federal (Defra /Banco Mundial), CAR/FIP (Banco Mundial). (Fonte: MMA)