PM recupera tucanos mantidos em cativeiro no DF e prende criador

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu um homem em flagrante neste domingo (21) por manter, sem autorização, dois tucanos em cativeiro. Os animais foram recuperados. Eles estavam dentro de uma gaiola mantida nos fundos da casa do criador, no Setor Habitacional Arniqueira, em Águas Claras.

A PM disse que chegou até o homem por causa do barulho dos tucanos, que era possível de ser ouvido da rua. Inicialmente, o homem disse que os sons vinham de gansos que criava.

Depois, disse que achou os tucanos ainda filhotes e resolveu levá-los para casa. A suspeita, no entanto, é de que ele pretendia revendê-los. Os animais estavam em boas condições de saúde, informou o sargento Arizomar Pereira.

O homem foi detido por crime contra a fauna e levado à 21ª DP (Águas Claras). A lei prevê detenção de seis meses a um ano, convertida em prestação de serviços comunitários, e multa. A pena, no entanto, pode ser agravada se o crime é praticado contra espécie ameaçada de extinção, à noite ou com abuso de licença.

Encontrados na região amazônica, tucanos se alimentam principalmente de frutas e insetos. Podem pesar até 680 gramas e medir 63 centímetros. A língua alcança até 15 centímetros de extensão. Tucanos só ficam com um “parceiro” por toda a vida. (Fonte: G1)