Um novo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (19) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que subiu o número de municípios atingidos pela chuva. Até o momento, são 50 cidades que registraram algum dano desde o último sábado (15).
Foram 1.394 residências afetadas e 429 famílias que tiveram que deixar suas casas – algumas foram enviadas para abrigos e outras foram acomodadas em residências de familiares ou amigos.
As equipes de Defesa Civil seguem prestando assistência nos locais onde a situação está mais crítica, com a priorização do socorro às vítimas. A atenção do órgão, porém, está voltada para a situação dos rios, na Região Metropolitana e vales do Sinos, Caí e Taquari.
Em São Sebastião do Caí, a medição do rio Caí apontou 13,50 metros. Está baixando em comparação ao último levantamento, mas a água está mais de 6 metros acima do índice de alerta. O mesmo Rio Caí, mas na cidade de Montenegro, está com 8,58 metros, quando o nível normal é apenas 3 metros.
Em Estrela, no Vale do Taquari, o rio Taquari subiu. Passou de 20,42 metros para 21,55 metros, e também há risco de inundação.
Conforme o novo boletim da Sala de Situação, a chuva segue atingindo todo o estado nesta quarta (19), ainda com chance de temporais no Centro Norte e Nordeste, incluindo a Região Metropolitana e Litoral. Na quinta (20), a tendência é de que a chuva comece a diminuir, mas ainda segue o alerta devido ao elevado volume de chuva e as conseqüências disso nas bacias hidrográficas.
Na sexta (21), o cenário muda. O sol já predomina em praticamente todo o estado. (Fonte: G1)