O ex-austronauta norte-americano Buzz Aldrin, segunda pessoa a andar sobre a Lua, teve que ser retirado do Polo Sul por questões de saúde, disse uma companhia de turismo nesta quinta-feira (1º).
Aldrin, de 86 anos, visitava a região como parte de um grupo de turismo quando sua saúde se deteriorou, informou a empresa White Desert em comunicado.
Ele foi levado no primeiro voo disponível para a Estação McCurdo, base de pesquisas norte-americana próxima ao local, sob cuidado de um médico, e sua condição estava estável, informou a companhia. McCurdo fica em Ross Island, em frente a costa da Antártida.
Em comunicado publicado no site do grupo de turismo, não foi divulgada a doença de Aldrin que forçou a retirada.
Aldrin, ex-piloto da Força Aérea, pisou na Lua cerca de 20 minutos depois de Neil Armstrong dar o primeiro passo histórico, em 20 de julho de 1969.
A caminhada lunar, parte da missão da Apollo 11, foi vista por um recorde de audiência na época de 600 milhões de pessoas.
Ele também foi a pessoa que inspirou a criação do personagem Buzz Lightyear, do filme Toy Story.
A Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que administra o Programa Antártico do país, informou que Aldrin será levado em breve para a Nova Zelândia. (Fonte: G1)