O incêndio que começou há oito dias no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado em uma região de difícil acesso do município Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, foi totalmente extinto na sexta-feira (11). O fogo começou no dia 4 de agosto e destruiu 7 mil hectares, de um total de 158 mil hectares da unidade de conservação.
De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, o incêndio foi controlado na quinta-feira (10) e finalmente extinto no dia posterior. Uma chuva houve na região ajudou a acabar por completo as chamas que ainda persistiam no parque.
Segundo o BEA, foram usados um avião com capacidade de 3,1 mil litros de água, quatro viaturas caminhonetes, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e 18 bombeiros no combate ao fogo, que chegou a 20 km de extensão. Mais de 40 mil litros de água foram lançados no local.
Ainda não há informações sobre as causas do incêndio, mas o BEA conta com duas equipes de perícia florestal compostas por profissionais dos bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que se deslocarão nos próximos dias para fazer a análise da área queimada.
Período proibitivo – O período proibitivo para as queimadas iniciou no dia 15 de julho e segue até o dia 30 de setembro, podendo ser prorrogado. Nesta época, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil a R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare.
Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro. (Fonte: G1)