Cazumbá-Iracema participa de capacitação sobre governança

“Venho com a expectativa de aprender para transmitir os conhecimentos às pessoas da minha comunidade”, disse Livia Chavez, diretora executiva subcentral do Chivé, Federación de Campesinos de Pando, na Bolívia.

Junto a ela, outros 22 representantes das áreas protegidas Parque Estadual Chandless e Reserva Extrativista (Resex) Cazumbá-Iracema, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Brasil, e Reserva Nacional de Vida Silvestre Manuripi, na Bolívia, participaram de capacitação presencial sobre governança, no município de Sena Madureira no Acre, de 30 de outubro a 2 de novembro.

“Sabemos que a batalha pela conservação é grande e existem muitos desafios, mas acreditamos que estamos no caminho certo”, afirmou Tiago Juruá, chefe da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema. Representantes das comunidades da Resex reforçaram a ideia, ao lembrar que querem que a reserva seja reconhecida internacionalmente.

A atividade foi organizada pelo projeto Integração das Áreas Protegidas da Amazônia (IAPA) e Redparques, como uma aposta no fortalecimento das capacidades técnicas com uma perspectiva regional além das fronteiras entre os países.

“É emocionante ver como as pessoas das áreas protegidas constróem o conceito de governança desde suas próprias experiências de vida”, disse Walter Cano, gestor das paisagens sul e norte do projeto IAPA.

O curso de formação possui uma metodologia lúdica, que promove a construção coletiva do conhecimento e apropriação dos conceitos por meio de diversas atividades práticas. Entre 6 e 9 de novembro a capacitação será levada a Puerto Esperanza de Purus, no Peru, na qual participarão os representantes da Reserva Comunal Purus e do Parque Nacional do Alto Purus.

Sobre o Projeto IAPA

O Projeto Integração das Áreas Protegidas da Amazônia (IAPA – Visão Amazônica) é financiado pela União Européia, coordenado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e implementado em conjunto com a WWF, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) e Redparques.

Com os oito países – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – e o território da Guiana Francesa, que compartilham o bioma amazônico, o projeto trabalha diferentes componentes como a governança, a conservação e o manejo efetivo das áreas protegidas, temas importantes para gerar redes de trabalho e estratégias que permitam proteger a Amazônia e minimizar os impactos das mudanças climáticas.

A paisagem sul é formada pelas áreas protegidas Reserva Comunal Purus e Parque Nacional Alto Purus, no Perú; Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema e Parque Estadual Chandless, no Brasil; e Reserva Nacional de Vida Silvestre Manuripi, na Bolívia.

Fonte: ICMBio