A tempestade tropical Tembin, que atinge o sul das Filipinas, deixou mais de 200 mortos, informou a imprensa local. As chuvas torrenciais com rajadas de vento de até 125 km/h provocaram inundações e deslizamentos de terra em ao menos três províncias da ilha de Mindanau.
Dezenas de pessoas estão desaparecidas por causa da tempestade que segue para a ilha de Palawan, no oeste do arquipélago. As autoridades elevaram o alerta para desastres naturais na região.
O governo de Lanao del Norte declarou estado de calamidade na província, a mais afetada pelo temporal. Segundo a vice-governadora, Maria Cristina Atay, o balanço de mortos poderia subir para 80 na localidade.
Em outras zonas de Mindanau, que tem 20 milhões de habitantes, a passagem da tormenta causou muitos danos materiais e deixou diversas áreas urbanas de Cagayan de Oro e Davao debaixo d’água.
Nas duas localidades, a Polícia e os serviços de emergência utilizaram lanchas para resgatar os moradores que ficaram sobre os telhados das casas para se proteger da inundação. Mais de 12.000 habitantes da ilha tiveram de abandonar suas casas.
“O rio Salog pôs-se a crescer e a maior parte das casas (de Dalama) foram arrastadas. A aldeia já não existe”, disse Gerry Parami, da polícia de Tubod.
Mais tempestades
A lama e as rochas arrastadas pelas inundações soterraram 40 casas na aldeia de Piagapo, matando ao menos dez pessoas, segundo um representante da proteção civil da província de Lanao del Sur, Saripada Pacasum.
A tempestade provocou ainda cortes de eletricidade de comunicações, dificultando a tarefa de estabelecer o número de vítimas.
A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (Pagasa) prevê que a tormenta provoque chuvas intensas acompanhadas de ventos de até 80 km/h em Palawan, antes de deixar o arquipélago na manhã de domingo.
A tempestade tropical Tembin surgiu menos de uma semana após a passagem da tempestade tropical Kai-Tak, que devastou o centro das Filipinas, deixando 54 mortos e 24 desaparecidos.
Fonte: Deutsche Welle