Algumas rochas são painéis solares naturais e convertem luz em eletricidade

Rochas também são capazes de transformar luz em energia (Foto: Pexels)
ROCHAS TAMBÉM SÃO CAPAZES DE TRANSFORMAR LUZ EM ENERGIA (FOTO: PEXELS)

Aparentemente, as rochas já estavam transformando luz em eletricidade antes mesmo dos seres humanos. E parece que isso é algo relativamente comum: os primeiros exemplos de conversão natural de luz em eletricidade foram encontrados em revestimentos de superfície de rochas em desertos chineses.

Examinando amostras do Deserto de Gobi, o professor Anhuai Lu, da Universidade de Pequim, encontrou correntes elétricas na superfície, mas apenas nas proximidades de depósitos dos metais ferro e manganês. O estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences diz que, quanto mais fraca a luz, menor é a corrente, mostrando que os revestimentos estão transformando os fótons em elétrons em movimento. Os revestimentos também são bastante estáveis, fazendo com que a geração de eletricidade provavelmente dure o dia todo.

A energia encontrada, entretanto, não seria suficiente para carregar a bateria de seu celular, já que as correntes têm potência bastante baixa mesmo quando as rochas são expostas à luz solar. Menos de 0,01% dos fótons na luz do sol são convertidos em elétrons móveis pelos revestimentos ricos em manganês, e a situação é ainda pior com o ferro. No caso de painéis solares comerciais, a eficiência chega perto de 100%.

Ainda assim o resultado é significativo considerando que estas rochas cobrem 35 milhões de quilômetros quadrados de desertos em todo o mundo, criando um grande efeito cumulativo.

Fonte: Revista Galileu