O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) decidiu que o enfrentamento a crimes ambientais na Amazônia continuará contando com o apoio da Força Nacional. O ministro Torquato Jardim assinou a medida nessa terça-feira (9), prorrogando as ações por mais 180 dias. Atualmente, a Força Nacional realiza 16 ações em 10 estados do País.
No período da Operação Onda Verde, os homens serão responsáveis pela segurança dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que trabalham no combate aos ilícitos ambientais no estado. O comércio ilegal de madeira e demais crimes também terão atenção da Força Nacional.
A Operação Onda Verde tem como foco combater o desmatamento e crimes ambientais. Além da Amazônia, as ações ocorrem no Pará e no Mato Grosso.
A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do País. Atualmente, a Força desenvolve 16 operações em dez estados.
A Força Nacional também reforça o policiamento em municípios da região metropolitana de Natal (RN). O trabalho da equipe acontece em colaboração com os órgãos locais de segurança pública, por meio das ações integradas de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense. O objetivo é auxiliar na redução de homicídios dolosos e violência contra a mulher.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública