Iguanas passam muito tempo nas árvores. Se esse torpor aparecer, eles podem perder o controle. Mas se esses animais de sangue frio recebem sol e calor, eles podem voltar ao normal.
“Se for apenas por 1 ou 2 dias, eles ficarão onde estão, completamente parados no tempo. Eles ainda são capazes de respirar e ter funções corporais, porém elas serão muito lentas”. A exposição contínua a esse tipo de clima pode matar os iguanas, como aconteceu durante uma onda de frio em 2010. Iguanas são espécies invasoras na Flórida, mas estão prosperando lá e afetando a ecologia da região. Um coletor de iguana relata ao Palm Beach Post que sua empresa juntou 25 mil espécimes no ano passado em apenas cinco dos municípios do estado.
O frio sozinho não é suficiente para erradicar esses répteis exóticos do estado. Como o biólogo Joe Wasilewski explica ao Miami Herald, o tempo frio pode realizar a seleção natural nos iguanas da Flórida tornando as populações mais resistentes ao clima frio.
NOTA: As pessoas neste vídeo provavelmente têm boas intenções, mas os especialistas pedem que se evite pegar iguanas, já que podem ser perigosos quando despertos.