Zoo francês onde rinoceronte foi morto recebe novo animal da mesma espécie

O zoológico de Thoiry, na França, apresentou seu novo rinoceronte branco nesta quarta-feira (14), pouco menos de um ano depois de ter outro animal da mesma espécie morto por caçadores que roubaram seu chifre.

O filhote de três anos, chamado Unesco, chegou ao zoo, perto de Paris, no dia 25 de janeiro. Ele veio de Peaugres Safari, no sul da França, e recebeu esse nome depois que a Pont d’Arc Cavern, que fica nas proximidades de onde ele nasceu, foi reconhecida como um patrimônio da Unesco.

A chegada de Unesco acontece pouco menos de um ano após Vince, de quatro anos, ter sido morto por caçadores que invadiram o zoológico em março de 2017. O episódio ainda está sob investigação e os autores não foram identificados.

De acordo com funcionários, o novo rinoceronte está se dando bem com os outros dois de sua espécie que vivem no local, e a segurança foi reforçada desde a morte de Vince não apenas para seu recinto, mas para todos os mais de 800 animais que vivem no parque.

Rinocerontes brancos selvagens estão à beira da extinção, já que seus chifres são muito cobiçados por caçadores, com um quilo chegando a custar 51 mil euros no mercado negro em 2015, segundo um comunicado do zoo.

Apenas 20 mil rinocerontes brancos vivem na natureza atualmente, de acordo com o grupo conservacionista Save the Rhino.

O Thoiry Zoo está fechado para sua temporada de inverno, mas irá reabrir no próximo sábado, dia 17 de fevereiro.

Fonte: Reuters