O problema da água limpa
A água que você bebe hoje provavelmente existe de uma forma ou de outra desde que os dinossauros vagaram pela Terra, centenas de milhões de anos atrás.
Embora a quantidade de água doce no planeta tenha permanecido razoavelmente constante ao longo do tempo – continuamente reciclada pela atmosfera e devolvida a nossas xícaras – a população explodiu. Isso significa que, a cada ano, a competição por um suprimento abundante e limpo de água para beber, cozinhar, tomar banho e sustentar a vida se intensifica.
A escassez de água é um conceito abstrato para muitos e uma dura realidade para os outros. É o resultado de inúmeras forças ambientais, políticas, econômicas e sociais.
Freshwater makes up a very small fraction of all water on the planet. While nearly 70 percent of the world is covered by water, only 2.5 percent of it is fresh. The rest is saline and ocean-based. Even then, just 1 percent of our freshwater is easily accessible, with much of it trapped in glaciers and snowfields. In essence, only 0.007 percent of the planet’s water is available to fuel and feed its 6.8 billion people.
A água potável é uma fração muito pequena de toda a água do planeta. Enquanto quase 70% do mundo é coberto por água, apenas 2,5% é doce. O resto é salina e oceânica. Mesmo assim, apenas 1% de nossa água doce é facilmente acessível, com grande parte dela presa em geleiras e campos de neve. Em suma, apenas 0,007% da água do planeta está disponível para alimentar e alimentar seus 7,6 bilhões de pessoas.
Por razões geográficas, climáticas, de engenharia, de regulamentação e de competição por recursos, algumas regiões parecem relativamente niveladas com água doce, enquanto outras enfrentam a seca e a poluição debilitante. Em grande parte do mundo em desenvolvimento, a água limpa é difícil de obter ou uma mercadoria que requer muito trabalho e dinheiro para se obter.
Água é vida
Onde quer que estejam, as pessoas precisam de água para sobreviver. Não só o corpo humano tem 60% de água, mas também é essencial para produzir alimentos, roupas e computadores, movimentar nosso fluxo de resíduos e manter a nossa saúde e a do meio ambiente.
Infelizmente, os seres humanos provaram ser ineficientes usuários de água. Um hambúrguer médio, por exemplo, leva 2,4 mil litros de água para ser produzido, e muitas culturas intensivas em água, como o algodão, são cultivadas em regiões áridas.
De acordo com as Nações Unidas, o uso da água cresceu mais do que o dobro da taxa de crescimento da população no último século. Até 2025, estima-se que 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas afetadas pela escassez do líquido, com dois terços da população mundial vivendo em regiões com problemas de água, como resultado do uso, crescimento e mudanças climáticas. O desafio que enfrentamos agora quando nos dirigimos para o futuro é como efetivamente conservar, gerenciar e distribuir a água que temos.
Fonte: Redação National Geographic