Autoridades afirmam que um grande esforço de resgate está em curso na região e que um alerta sobre a presença de tubarões na área foi emitido.
As baleias foram encontradas por um pescador em Hamelin Bay, cerca de 300 quilômetros ao sul de Perth, na manhã desta sexta-feira.
Aproximadamente metade delas já estava morta, de acordo com autoridades do Estado da Austrália Ocidental.
“A força dos animais e as condições de tempo, com muito vento e possivelmente chuvoso, terão impacto em quando e onde tentarmos movê-los para o mar”, disse Jeremy Chick, do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações.
Autoridades disseram que os animais são baleias-piloto-de-aleta-curta, uma espécie encontrada nas águas tropicais e temperadas de todos os oceanos.
Direito de imagemGOVERNO DA AUSTRÁLIA OCIDENTALImage captionO que levou as baleias a encalharem ainda é um mistério
Trabalho de equipe
A Australian Broadcasting Corporation (ABC), a rede de televisão pública da Austrália, informou que dezenas de equipes de resgate estavam na praia.
O alerta de tubarão foi emitido para que as pessoas fiquem longe da área.
“É possível que os animais mortos e moribundos atuem como chamarizes, o que poderia levar os tubarões a se aproximarem ao longo deste trecho da costa”, explicou o Departamento de Pesca do Estado em um comunicado.
Essas baleias-piloto costumam medir até cinco metros e são encontradas em águas tropicais e subtropicais.
Especialistas disseram que o encalhe pode ocorrer quando as baleias estão doentes, feridas ou cometem erros de navegação, particularmente em praias de declive suave. Mas o que houve neste caso específico ainda não foi explicado.
Por vezes, animais encalhados podem emitir pedidos de socorro que atraem outras baleias para a mesma situação.
Em 1996, cerca de 320 baleias-piloto-de-aleta-longa ficaram encalhadas, naquele que foi o maior caso do tipo já registrado na Austrália Ocidental.
Fonte: BBC