Cultivada há mais de 10.000 anos, a batata-doce superou muitas civilizações

Não há muitas coisas que são mais antigas do que o nosso amor por batata doce. Isso vem acontecendo há mais de 10.000 anos e, apesar de sua aparência despretensiosa, é encontrado em mais de 100 países, onde alimentou inúmeras pessoas em todo o mundo.

As batatas doces foram domesticadas desde os tempos pré-históricos, de acordo com cientistas. Registros de cavernas antigas no Peru mostram que as pessoas já cultivam batatas doces desde então. Inicialmente, a batata-doce era nativa da América Central e do Sul, mas os colonizadores europeus a trouxeram para a Europa no século XV. A partir daí, o cultivo de batata doce explodiu – espalhando-se pela África, Índia, sul da Ásia e Indonésia no próximo século. Hoje em dia, você não precisa viajar pelo mundo com batatas doces: elas podem ser encontradas durante todo o ano nos mercados de agricultores e supermercados próximos a você.

Nenhuma parte é desperdiçada em uma batata doce

A melhor parte de comer uma batata doce é que nenhuma parte da planta é desperdiçada, e cada parte é conhecida por ser benéfica para a saúde humana.

A carne é embalada com beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A para uma visão saudável. Batata-doce também tem minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco e fósforo. Eles também estão cheios de fibra e carboidratos complexos.

O teor de nutrientes da batata-doce depende da cor da sua polpa: os laranja têm as maiores quantidades de beta-caroteno, enquanto a variedade polpa-roxa contém antocianinas – antioxidantes que dão às bagas e outros alimentos sua cor vermelha, azul e púrpura. Em particular, os antioxidantes encontrados nas batatas-doces promovem a saúde do coração , combatem a inflamação e mantêm a infecção bacteriana, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer na baía.

Folhas de batata-doce são tão valiosas. São excelentes fontes de vitamina B6 que protegem os vasos sanguíneos e artérias e previnem doenças cardiovasculares. Dado que o corpo não pode fabricar vitaminas do complexo B, a sua presença na batata doce é um grande fator para nos manter saudáveis.

De acordo com um estudo recente, comer as folhas roxas de uma batata-doce por duas semanas pode diminuir a quantidade de colesterol ruim no corpo e evitar que a placa grude nas artérias. Além disso, a batata doce é embalada com polifenóis que combatem tumores. Um estudo de seis semanas em camundongos mostrou que a presença de polifenóis no corpo impede o crescimento de células de câncer de próstata.

Até mesmo a pele de batata-doce contém antioxidantes que combatem as células do câncer de mama, cólon, ovário e pulmão.

Não é de admirar que a batata-doce faça parte dos programas de desnutrição infantil nos países em desenvolvimento. Mesmo agora, os agricultores estão estudando maneiras de aumentar ainda mais o conteúdo nutricional da batata-doce.

Fonte: Meio Ambiente Rio