Satélite vai monitorar degradação do meio ambiente em São José

Um satélite vai ajudar a prefeitura de São José dos Campos (SP) a monitorar a degradação do meio ambiente na cidade. Ele vai aumentar a fiscalização em áreas de proteção ambiental e tentar barrar construções irregulares. A previsão é que o monitoramento comece em junho deste ano.

Segundo a prefeitura, o satélite vai passar pela cidade a cada 72h e apresentar novos relatórios a cada 10 dias, com um comparativo de antes e depois da mesma área. Isso será usado para auxiliar o trabalho dos fiscais.

A tecnologia vai permitir até a definição de uma área mínima de 20 metros quadrados, que pode ser comparada ao tamanho de uma copa de árvore.

As imagens também serão usadas para complementar o trabalho de monitoramento da prefeitura em áreas de risco. O objetivo é identificar novas construções logo no início. “Nós vamos ter a capacidade muito mais rápida de detecção quando começar a degradação, principalmente nas áreas de risco, em que a ocupação representa um risco a vida da pessoa”, disse Marcelo Manara, Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade.

De acordo com o secretário, a longo prazo a ideia é que essas imagens também tenham um efeito educativo “as pessoas vão perceber que não há mais margem para fazer uma degradação ou algo irregular sem estar observada pelos poderes de fiscalização”, falou.

A empresa ecolhida para gerir o sistema deve ser definida até abril deste ano. A previsão é que o monitoramento começe em junho.

Fonte: G1