A primeira estrada eletrificada capaz de carregar os EVs enquanto eles atravessam agora está aberta fora de Estocolmo , na Suécia. Embora a estrada – que liga o aeroporto de Estocolmo Arlanda a um local de logística nas proximidades – tenha apenas dois quilômetros de extensão, é um avanço significativo no plano estratégico da Suécia para energia e mudança climática . O país pretende se tornar independente dos combustíveis fósseis até 2030 – uma tarefa que exigirá uma redução de 70% nas emissões do setor de transporte. Uma vez expandidas, as estradas e rodovias elétricas na Suécia tornarão conveniente a carga de veículos elétricos e facilitarão a transição do país dos veículos com motor de combustão tradicional.
O sistema funciona através da transferência de eletricidade do trilho subterrâneo instalado para o veículo acima através de um braço flexível que se conecta ao veículo de carregamento . “Não há eletricidade na superfície”, explicou Hans Säll, executivo-chefe da eRoadArlanda , ao Guardian . “Há duas faixas, como uma tomada na parede. Cinco ou seis centímetros abaixo é onde a eletricidade está. Mas se você inundar a estrada com água salgada , então descobrimos que o nível de eletricidade na superfície é de apenas um volt. Você poderia andar descalço.
Atualmente, custa 1 milhão de euros para construir um quilômetro de estrada eletrificada, mas isso ainda é 50 vezes menor do que o custo de instalar uma distância equivalente de uma linha de bonde. No momento, a Suécia mantém cerca de meio milhão de quilômetros de estradas, das quais 20.000 são rodovias. “Se nós eletrificarmos 20.000 quilômetros de estradas que definitivamente serão suficientes”, disse Säll. “A distância entre duas rodovias nunca é superior a 45 quilômetros, e os carros elétricos já podem percorrer essa distância sem precisar ser recarregados. Alguns acreditam que seria suficiente para eletrificar 5.000 quilômetros. ”A Suécia e a Alemanha estão em discussão para, eventualmente, construir uma rede de estradas eletrificadas para encorajar a adoção de veículos elétricos em toda a Europa.
Fonte: Meio Ambiente Rio