Cientistas descobrem lagos subglaciais salgados, tipo Europa

Um lago lacrado é um lugar ideal para procurar pistas sobre a vida extraterrestre – e os pesquisadores acabam de identificar mais alguns. A vida em outros planetas pode não estar localizada nos lugares mais óbvios. Enquanto os pesquisadores costumavam pensar que planetas semelhantes à Terra como Marte ou Vênus eram capazes de manter a vida, pesquisas modernas mostraram que lugares como Europa ou Encelado são muito mais propensos a serem hospitaleiros (Europa e Encelado são duas luas congeladas de Júpiter e Saturno). respectivamente).

No entanto, os astrônomos têm provas de que sob o surfac congelado e encontra-se um vasto oceano de líquido onde a vida pode muito bem prosperar. Os pesquisadores querem explorar essa avenida antes de pousar um ônibus espacial na superfície dessas luas (o que pode levar muito tempo )d A melhor maneira de fazer isso é estudando lagos subglaciais.

Geleira pequena do vale que retira o calote polar da ilha de Devon em Canadá. O Devon Ice Cap parece ser o único detentor de lagos subglaciais salgados (até onde sabemos) . Créditos da imagem: NASA Goddard Space Flight Center.Geleira pequena do vale que retira o calote polar da ilha de Devon em Canadá. O Devon Ice Cap parece ser o único detentor de lagos subglaciais salgados (até onde sabemos) . Créditos da imagem: NASA Goddard Space Flight Center.

Os lagos subglaciais são corpos de água perfeitamente selados sob uma geleira – tipicamente uma calota de gelo ou uma camada de gelo. Existem 400 lagos subglaciais conhecidos no mundo, a maioria dos quais pode ser encontrada na Antártica, sendo o Lago Vostok provavelmente o mais conhecido. Uma vez que estão isolados do resto do mundo, a vida pode se desenvolver e se adaptar de forma independente – isso significa essencialmente que os lagos subglaciais são habitats microbianos potencialmente únicos que podem fornecer informações sobre como a vida pode ter se desenvolvido em lugares como Europa. Agora, a principal autora, Anja Rutishauser, Ph.D. estudante da Universidade de Alberta, encontrou os primeiros lagos subglaciais no alto ártico canadense.

“Se há vida microbiana nesses lagos, é provável que tenha estado sob o gelo por pelo menos 120 mil anos, por isso provavelmente evoluiu de forma isolada”, disse Rutishauser. “Se pudermos coletar uma amostra da água, poderemos determinar se existe vida microbiana, como ela evoluiu e como ela continua a viver neste ambiente frio, sem conexão com a atmosfera.”

O que torna esses lagos recém-descobertos ainda mais especiais é que eles parecem conter água muito salgada – todos os outros lagos subglaciais que conhecemos são considerados água doce, ou apenas água levemente salgada. Todos os lagos subglaciais são bons análogos para a vida fora da Terra, mas a natureza hypersaline destes lagos recém-descobertos os torna particularmente tentadora análogos para luas cobertas de gelo em nosso sistema solar, de acordo com os pesquisadores . Há fortes evidências de que a lua gelada de Júpiter, Europa, contém água hipersalina.

O lago foi descoberto usando sensoriamento remoto, o que é promissor, especialmente considerando que a missão Europa Clipper da NASA, que deve ser lançada em 2020 e coletar amostras da Europa, usará técnicas similares de sensoriamento remoto. Uma análise dos dados do radar mostra que os lagos estão localizados entre 550 e 750 metros abaixo do Devon Ice Cap, uma das maiores calotas polares do Ártico canadense. Eles não tiveram contato com o mundo exterior por dezenas de milhares de anos.

Agora, os pesquisadores gostariam de experimentar esse ambiente, que é provavelmente mais complicado do que você esperaria. Não é apenas a perfuração através de centenas de metros ( ou talvez mesmo quilómetros ) de gelo que é problemati c: th ere também a questão da contaminação – se um ambiente microbiano única existe, a última coisa y ou’d w formiga a fazer é c ontaminate isto.

Fonte: Meio Ambiente Rio