Operação de combate à pesca irregular durante o período do defeso realizada pelo Ibama em conjunto com o Comando de Polícia Ambiental do Estado resultou na apreensão de seis barcos e 200 kg de camarão em Angra dos Reis, no litoral fluminense. Os agentes ambientais recolheram redes e equipamentos de pesca. Foram aplicadas multas que totalizam R$ 90 mil. Dez pessoas foram presas.
Em uma das abordagens, o condutor lançou a embarcação contra um agente ambiental que se aproximava em um jet ski. Em outra, a tripulação cortou os cabos que prendiam a rede de pesca ao barco na tentativa de abandonar o camarão capturado no mar e foi autuada por obstruir a fiscalização.
“O defeso é fundamental para a reprodução das espécies. Só assim podemos garantir estoques pesqueiros para as futuras gerações”, disse o analista ambiental que coordenou a operação, Renato Rieboldt.
As ações de fiscalização no litoral fluminense são permanentes, com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Comando de Polícia Ambiental do Estado.
Todo o pescado apreendido foi doado ao programa de segurança alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).