Ibama autoriza operação da plataforma Campos de Goytacazes no Campo de Tartaruga Verde (RJ)

O Ibama emitiu nesta sexta-feira (22/06) a Licença de Operação (LO) nº 1.451/2018 para a Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO, na sigla em inglês) Cidade de Campos de Goytacazes. A LO faz parte do processo de licenciamento ambiental para Desenvolvimento da Produção da Jazida de Tartaruga Verde e da Jazida Compartilhada de Tartaruga Mestiça na bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro, e terá validade até 25 de junho de 2023.

O Campo de Tartaruga Verde abriga 93,2 milhões de metros cúbicos de óleo equivalente (586,3 MM boe), dos quais 40,8 milhões de m³ de óleo equivalente (256,8 MM boe) correspondem a reservas provadas, cujo retorno comercial apresenta elevado grau de certeza, indicado por estudos geológicos e de engenharia.

Em pico de produção, a plataforma Campos de Goytacazes, operada pela Petrobras no pré-sal, representará aproximadamente 8,3% de todo o petróleo e 4,5% do gás produzidos na Bacia de Campos.

Entre as condições para a operação do empreendimento, a licença exige projeto de monitoramento de impactos sobre a avifauna, projeto de monitoramento ambiental regional e comunicação imediata em caso de acidente que possa resultar em danos ao meio ambiente.

A LO n° 1.451/2018 foi emitida 38 dias após o protocolo do requerimento de Licença de Operação pelo empreendedor.

O intervalo de tempo transcorrido entre a emissão das licenças Prévia (LP) e de Operação (LO) foi de 133 dias.

Fonte: Ibama