Estudar Ciências Ambientais e Gestão na Austrália

Nunca foi tão animador quanto agora estudar e se formar nas habilidades dadas pelo curso de Ciências Ambientais e Gestão. E nunca foi tão importante quanto é hoje pois os desafios globais, regionais e locais do meio ambiente nunca estiveram tão grandes. São diversos desafios que refletem a natureza ampla da disciplina. Os desafios também trazem oportunidades para pessoas inovadoras, orientadas a solucionar problemas e para todas aquelas com uma visão de futuro.

Isto acontece por que Ciências Ambientais e Gestão é uma disciplina caracterizada por ser orientada à solução de problemas com um foco no futuro. Então ela permite o alcance de entendimento sistêmico e transdisciplinaridade. Além disso, a matéria forma habilidades para a prática ética de cuidados com o ambiente e sustentabilidade. É a disciplina ideal com a qual se envolver durante momentos de mudança rápida. As mudanças têm aumentado em velocidade e intensidade.

Estudar Ciências Ambientais e Gestão na Austrália possibilita certas vantagens por que a Austrália é o líder mundial no ensino e pesquisa sobre Ciências Ambientais e Gestão. Essa liderança é particularmente abrangente em nossas instituições acadêmicas. Além disso, a diversidade de oportunidades em programas de graduação e pós é notável em âmbito mundial.

Por exemplo, há métricas fortes que demonstram força em pesquisa no campo de Ciências Ambientais e Gestão na Austrália. Ano sim ano não o ‘Australian Research Council’ conduz um programa de mensuração de qualidade que se chama ‘Excellence in Research Australia (ERA)’. Este programa julga a qualidade da pesquisa em uma diversidade de disciplinas em universidades da Austrália. Há uma disciplina classificada como ‘Ciências Ambientais e Gestão’ (código 0502).

University of Canberra environmental science students

O ERA é encarado como uma reflexão boa e robusta da qualidade da pesquisa em diferentes disciplinas. Também informa onde temos estruturas coletivas menores ou maiores, medidas em comparação com padrões globais. A qualidade da pesquisa e sua massa crítica são cruciais para as perspectivas sociais e econômicas da Austrália. Qualidade de pesquisa também faz a diferença no ensino e liderança – dentre muitos pontos que os alunos devem considerar quando escolherem onde e o que estudar.

Fazer uma submissão de uma disciplina particular para o ERA requer que a universidade tenha ao menos 50 trabalhos de pesquisa nos cinco anos do período analisado. Então, o número de universidades Australianas que podem participar de uma avaliação do ERA já dá uma ideia excelente da medida nacional da capacidade de pesquisa desse campo de estudo. O ponto crítico de um ERA é o alinhamento do ranking de qualidade em notas de 1 a 5. Nota 3 significa que é ‘padrão mundial’, 1 é ‘bem abaixo do padrão mundial’ e 5 é ‘bem acima do padrão mundial’.

As universidades Australianas, seu corpo docente e executivos sêniores estão atualmente ocupados preparando as submissões para o ERA 2018. Mas nós temos os resultados de 2015 para informar sobre a performance das nossas universidades em comparação com as demais do mundo. Em 2015 no código 0503 para Ciências Ambientais e Gestão, um impressionante número de 32 das 41 universidades tinha resultados de pesquisa suficientes para entrar na avaliação. De 150 códigos disponíveis, este foi o segundo mais alto. Em outras palavras, a pesquisa acadêmica Australiana em Ciências Ambientais e Gestão é vasta e essa é uma excelente notícia para alunos que pensam em estudar aqui.

Há notícias ainda melhores para alunos pensando em obter a qualificação de Ciências Ambientais e Gestão aqui. Notavelmente, 19 das 32 universidades foram classificadas com nota 5 ou ‘bem acima do padrão mundial’ e outras 9 como nota 4 (‘acima do padrão mundial’). Este resultado é muito forte em comparação com quase todas as demais disciplinas de pesquisa nas universidades Australianas. Somos muito bons em investigação de Ciências Ambientais e Gestão e há muitas opções de instituições onde obter qualificação na disciplina.

Então por que somos tão fortes na área de Ciências Ambientais e Gestão? A Austrália tem um exemplo nacional natural de pesquisa ambiental. Nossas paisagens e biota são únicas e fascinantes para o mundo, mas o meio ambiente também enfrenta mudanças muito familiares a outros lugares. Lições aprendidas na Austrália podem ser aplicadas vastamente.

A Austrália possui uma rica história de políticas e experimentos de gestão com recursos naturais e gestão ambiental. Isso não vem apenas dos últimos 200 anos desde quando somos conhecidos no mundo como a ‘Austrália’. Na realidade, se estende aos mais de 60.000 anos em que o ser humano esteve gerindo essa terra e biota. Há muito a ser aprendido de muitos pilares de sabedoria das Ciências Ambientais e Gestão.

Com uma frequência maior do que outros países, a Austrália combina as ciências físicas, naturais e sociais, assim como pesquisadores e praticantes no nosso trabalho de pesquisa. Nós temos os dados, as pessoas, a capacidade e o laboratório natural perfeito nas nossas paisagens para pôr em prática muito bem Ciências Ambientais e Gestão. Isso é do interesse de estudantes, cientistas, legisladores e do público em geral ao redor do mundo.

Então o que essa excelência em Ciências Ambientais e Gestão significam para estudantes que consideram perseguir sua qualificação na Austrália? É claro que o país leva muito a sério esse campo de estudos, o que dá uma medida da capacidade da Austrália em confrontar desafios e abraçar oportunidades. Isso também possibilita excelência no ensino e há várias razões para isso.

 The Great Barrier Reef

Os professores Australianos são muito engajados em pesquisa, ensino e aprendizado. Mais importante ainda, estamos engajados com a interseção de pesquisa e ensino. Investigação científica informa diretamente o nosso ensino em vários níveis. Estamos intimamente envolvidos com grandes laboratórios naturais da Austrália que vão de áreas como o Great Barrier Reef, áreas alpinas, florestas e grande cumprimento e os desertos e paisagens semiáridos. Todos esses ambientes e muitos outros dão campos de estudo onde os professores lideram alunos em excursões – um componente previsto no currículo dos programas.

O corpo docente Australiano também sabem o que os empregadores buscam nos graduandos de Ciências Ambientais e Gestão. Devido ao fato de que muitos deles estão engajados com indústrias que vão desde agricultura a mineração e restauração, conservação de biodiversidade e infraestrutura sustentável. Ensinar e aprender a disciplina de Ciências Ambientais e Gestão é muito aplicável às necessidades da sociedade, estudantes e empregadores.

Estudos recentes mostram que três áreas se sobressaem como as mais buscadas ou requeridas em termos de habilidades pessoais no programa Ciências Ambientais e Gestão. São elas gerenciamento de projetos, resolução de problemas, habilidades espaciais e comunicação falada e escrita. As instituições Australianas e suas equipes investigam continuamente os vários programas oferecidos no país e estão olhando para as expectativas voláteis da indústria, os alunos e eventos e tendências mundiais. Se atualizam com frequência para permanecer na posição de líderes mundiais.

Se estiver considerando uma qualificação em Ciências Ambientais e Gestão, você seria pressionado a conseguir algo melhor do que uma universidade Australiana.

Ass/Prof. Grant Wardell-Johnson, President, Australian Council of Environment Deans and Directors