Corvo aprendeu a usar um dispositivo similar ao das máquinas de venda eletrônica, daquelas em que se insere dinheiro para liberar bebida ou comida. (Foto: BBC)
Emma é um corvo de uma espécie tida como a ave mais inteligente do mundo. Ela tem sido observada por cientistas que tentam entender como funciona o cérebro dessas aves.
A ave aprendeu a usar um dispositivo similar ao das máquinas de venda eletrônica, daquelas em que se insere dinheiro para liberar bebida ou comida. (Assista ao vídeo)
Emma aprendeu a picar papel do tamanho certo, inseri-lo no lugar correto e, assim, ganhar a recompensa.
Os pesquisadores acreditam que aves da espécie de Emma usam o mesmo “raciocínio” ao transformar pedaços de galhos em ganchos para buscar alimento.
De acordo com estudo publicado na revista acadêmica Nature Scientific Reports, os corvos-da-nova-caledônia, espécie encontrada em um remoto arquipélago a leste da Austrália, no Oceano Pacífico, podem criar ferramentas de memória e aprimorá-las ao longo do tempo.
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo descobriram que, com o passar do tempo, essas aves são capazes de resolver problemas mais complexos.
Emma, por exemplo, aprendeu a criar a moeda necessária para liberar a comida e não esqueceu como a “máquina de vendas” funcionava para liberar a recompensa.
Fonte: BBC