Onça-pintada escapa e mata seis animais de zoológico em Nova Orleans

Foto mostra onça-pintada: o maior felino das Américas (Foto: Suzana Negrini/VC no TG)

Foto mostra onça-pintada: o maior felino das Américas (Foto: Suzana Negrini/VC no TG)

Uma onça-pintada fugiu e matou seis animais do zoológico de Audubon em Nova Orleans, nos EUA. A informação é da rede americana “NBC”. Após o incidente neste sábado (14), o zoológico foi fechado e o animal recapturado após ser sedado.

Toda a população de alpacas foi ferida ou morta neste incidente. Três outros animais ficaram feridos e estão atualmente sob cuidados imediatos, de acordo com o médico do zoológico, Frank Burks.

O incidente ocorreu às 7h20, horário local, quando Valerio, uma onça-pintada de 3 anos de idade, fugiu de seu habitat. Não houve feridos e a equipe conseguiu levar o felino de volta à jaula dentro de uma hora, segundo uma coletiva de imprensa no sábado.

“Em um período de mais de 100 anos, nunca tivemos nenhum incidente como esse”, disse Ron Forman, presidente e diretor executivo do Audubon Nature Institute, em entrevista coletiva no sábado. “Esta é de longe a maior tragédia que tivemos.”

O zoológico também afirmou que eles têm práticas em vigor que são destinadas a evitar esses incidentes. “Recebemos inspeções algumas vezes por ano da Associação de Zoológicos e Aquários desde 1981”, disse Forman.

“Estamos procurando investigar tudo o que aconteceu e impedir que algo assim aconteça novamente”, disse Forman.

O zoológico tem 100 anos e abriga 2.000 animais. Forman também disse que a equipe receberia aconselhamento apropriado sobre luto nos próximos dias: “Esses animais são sua família, essas pessoas cuidam deles 24 horas por dia e sete dias por semana”.

Foto mostra duas alpacas (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)

Foto mostra duas alpacas (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)

Quando um repórter perguntou se este tipo de comportamento é normal para uma onça, Burks respondeu: “Esse comportamento não é fora do comum para esse tipo de animal. Provavelmente era uma situação territorial”.

Forman encerrou a coletiva de imprensa garantindo aos futuros frequentadores do zoológico as condições de segurança de seu parque, dizendo: “Estatisticamente, não há nada com que se preocupar”.

Uma investigação interna está examinando como o animal escapou de sua jaula e o zoológico de Audubon deve reabrir no domingo (15).

Fonte: G1