De boas intenções o inferno está cheio. Foi exatamente esse ditado que me veio à cabeça ao ver fotos e ler sobre uma nova ciclovia de Berlim, que causou furor na imprensa alemã e virou meme nas redes sociais. O trecho ganhou o título de ciclovia mais absurda da capital alemã.
A nova ciclovia tem cerca de 200 metros e foi marcada em zigue-zague ao longo de uma rua num bairro do sul da capital. Quando as primeiras imagens do trecho apareceram na internet, surgiram boatos de que a pintura era uma obra de arte ou uma forma de protesto.
Com o tempo, foi revelado que não se tratava de nenhum dos dois casos. A via fica perto de uma escola primária, e os pais dos alunos pediram às autoridades locais que uma ciclovia fosse marcada na calçada, de modo que as crianças se sentissem mais seguras para pedalar na região.
O pedido foi acatado, apesar de se tratar de uma área onde a velocidade máxima permitida para automóveis é de 30km/h e onde, portanto, não haveria necessidade de criar uma ciclovia – as bicicletas podem e devem circular pela rua. Para agradar aos pais preocupados, a prefeitura local contratou uma empresa para marcar a tal ciclovia.
Aparentemente, não foi feito um estudo para determinar se a largura da calçada comportaria uma ciclovia, e também não foi dado à empresa contratada um plano de marcação.
Assim, a firma começou marcando a ciclovia dividindo igualmente o espaço entre ciclistas e pedestres, porém, como havia árvores no meio do caminho, os encarregados da obra tiveram a brilhante ideia de desviar o trecho nesses pontos.
Quem anda de bicicleta, sabe que uma ciclovia com esse perfil é uma grande piada. Depois do desastre, a prefeitura admitiu que houve problemas de comunicação com a empresa responsável pela obra e afirmou que ela acabou interpretando a tarefa de uma maneira muito formal. A empresa agora terá que consertar o erro.
A ciclovia virou piada nas redes sociais e irritou alguns ciclistas, afinal, Berlim foi a primeira cidade da Alemanha a adotar um plano de mobilidade urbana que dá prioridade a pedestres e ciclistas. Um mês depois da votação do plano, surgiu uma ciclovia como essa.
O plano de mobilidade urbana é uma pequena revolução. Uma das medidas para tentar reduzir a emissão de gases que causam o aquecimento global é diminuir o número de carros nas ruas. Assim, o plano de mobilidade prevê, entre outros pontos, a expansão do transporte público e a renovação da frota de ônibus, com a compra de veículos elétricos; a criação de 100 quilômetros de ciclovias de longa distância que permitem o deslocamento rápido e seguro; além de aumentar a segurança para ciclistas em cruzamentos perigosos.
Berlim quer, no futuro, se tornar uma cidade modelo para ciclistas, mas muito ainda precisa ser feito para que se alcance essa meta.
Fonte: Deutsche Welle