A tecnologia para a produção de dados e ações destinadas ao controle do desmatamento do Cerrado serão apresentadas durante um workshop que acontece em Brasília nos dias 27 e 28 de setembro. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o evento faz parte do projeto “Desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no Cerrado brasileiro”.
Especialistas em monitoramento ambiental e usuários de dados de desmatamento participarão do workshop, que mostrará informações atualizadas sobre o Cerrado no período de 2000 a 2017. Também será abordada a aplicação dos dados do INPE no controle das cadeias produtivas de grãos e da carne.
O PRODES Cerrado, mapeamento anual completo do desmatamento deste bioma, é resultado do Programa de Investimento Florestal (FIP) do Banco Mundial, assim como o DETER Cerrado, este para produção de dados voltados à fiscalização e controle do desmatamento do segundo maior bioma da América do Sul.
Com dois milhões de quilômetros quadrados, o Cerrado corresponde a 24% do território brasileiro e abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná e São Paulo.
Somados aos dados já produzidos pelo INPE para a Amazônia, o projeto FIP Cerrado garante uma base de informações sobre o desmatamento em áreas de vegetação natural de 73% do território brasileiro.
Mais informações: www.inpe.br/workshopfipcerrado
Fonte: Inpe