Chineses criam projeto de casa para ser habitada em Marte

China constrói casa para astronautas que vão para Marte (Foto: Reprodução WU Qingshan)
CHINA CONSTRÓI CASA PARA ASTRONAUTAS QUE VÃO PARA MARTE (FOTO: REPRODUÇÃO WU QINGSHAN)

Uma casa portátil e inteiramente tecnológica foi desenvolvida para os futuros colonizadores de Marte.Criado pelaOpen Architecture, empresa de design que tem sua sede na cidade de Pequim, o projeto foi realizado em parceria com a gigante de tecnologia chinesa, a Xiaomi.

Chamado de Case MARS, o pequeno abrigo tem uma estrutura minimalista que pode ser inflada, desmontada e dobrada, tornando-a fácil de ser transportada a qualquer lugar. “É como uma mala, que você coloca as coisas dentro e depois tira e a leva para qualquer lugar”, afirmou a empresa responsável por sua fabricação.

No interior da casa, é possível observar uma área de estar principal e algo que se assemelha com um banheiro. Smartphones, como os fabricados pela Xiaomi, podem ser usados para controlar aparelhos e outras funções, como iluminação dos cômodos.

A casa tem estruturas minimalistas e é extremamente compacta para facilitar o transporte (Foto: Reprodução WU Qingshan)
A CASA TEM ESTRUTURAS MINIMALISTAS E É EXTREMAMENTE COMPACTA PARA FACILITAR O TRANSPORTE (FOTO: REPRODUÇÃO WU QINGSHAN)

A Open Architecture conta que o projeto foi inspirado no famoso romance autobiográfico de Henry David Thoreau, Walden (A Vida nos Bosques em português), no qual o autor mudou-se sozinho para a beira do lado Walden, apartado da sociedade. O retiro serviu para que Thoreau pudesse estudar e refletir sobre a sua vida. “Hoje, enquanto vivemos e nos perdemos em um mundo de consumo e crises ambientais, quais são as nossas necessidades essenciais?”, indagou a Open Architecture.

A empresa explica que o Case MARS apresenta uma visão de casa ideal, combinando tecnologia, design de produto e arquitetura. O projeto, apelidado de “bolha viva” surgiu também como uma alternativa aos recursos naturais que estão cada vez mais escassos na Terra. “Não temos escolha a não ser reduzir o consumo excessivo de nossos antigos estilos de vida e carregar apenas o mínimo necessário. A reciclagem será a única maneira de sobrevivermos”, conta a empresa. “Ao deixar de lado o ‘extra’, vamos repensar as nossas vidas em um cenário simplificado.”

Isso quer dizer que a energia, a água e o próprio ar serão totalmente reciclados no sistema, o que as corporações acreditam que contribuirá para a redução do consumo de recursos naturais. “É zero desperdício”, afirmaram os criadores do projeto.

O Case MARS pode ser controlado pelo próprio celular (Foto: Reprodução WU Qingshan)
O CASE MARS PODE SER CONTROLADO PELO PRÓPRIO CELULAR (FOTO: REPRODUÇÃO WU QINGSHAN)

Fonte: Revista Galileu