Funcionários da companhia de saneamento de Sidmouth, no sul da Inglaterra, encontraram nesta terça-feira (08/01) uma montanha de gordura, de 64 metros de comprimento, que entupiu a rede de esgoto da cidade.
De acordo com Andrew Roantree, da companhia de saneamento local, o trabalho para desentupir a rede deve levar oito semanas. O diretor da empresa pediu que a população não descarte óleo na pia e evite jogar lenços umedecidos na privada. “Não alimentem a montanha de gordura”, destacou.
Essa não é a primeira vez que uma montanha de gordura é encontrada em esgotos da Inglaterra. Em 2017, uma massa, de 250 metros de comprimento e pesando 130 toneladas, foi localizada em Whitechapel, no leste de Londres. Pedaços da montanha foram parar no Museu de Londres, expostos dentro de caixas transparentes no ano passado.
As montanhas de gordura surgem quando lixo, como óleo quente, fraldas, lenços umedecidos ou camisinhas, é descartado incorretamente na rede de esgoto. Ao ser jogado na pia, o óleo se une a esses resíduos acumulados na canalização formando uma massa dura.
Fonte: Deutsche Welle