A abelha gigante de Wallace, como o nome já indica, não é exatamente discreta: quatro vezes maior que uma abelha comum, é de um tamanho de um polegar adulto.
Agora, depois de ficar desaparecida por 38 anos, foi felizmente reencontrada nas Molucas Setentrionais, um arquipélago na Indonésia.
Megachile pluto
Uma equipe de biólogos norte-americanos e australianos encontrou uma única abelha da espécie (Megachile pluto) vivendo dentro de um ninho de cupins em uma árvore a mais de dois metros do solo.
“Foi absolutamente deslumbrante ver esse ‘buldogue’ voador que não tínhamos mais certeza se existia”, contou Clay Bolt, fotógrafo especializado que fez as primeiras imagens da espécie viva. “Realmente ver quão bela e grande a espécie é em vida, ouvir o som de suas asas gigantes batendo quando passou pela minha cabeça, foi simplesmente incrível”.
A fêmea desta abelha, descoberta pelo explorador e naturalista britânico Alfred Russel em 1858 na ilha tropical indonésia de Bacan, pode medir cerca de 4 centímetros de comprimento.