Tudo o que você precisa saber sobre a Terra

Terra vista do espaço (Foto: NASA)
TERRA VISTA DO ESPAÇO (FOTO: NASA)

Planeta azul, mundo, globo, Terra. Enfim, nossa casa. Esse é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto maior do Sistema Solar. Eis o que você precisa saber o objeto espacial que nos hospeda.

É uma planeta telúrico
Um planeta telúrico, ou sólido, é rochoso. No Sistema Solar, além da Terra, Mercúrio, Vênus e Marte também entram nesta categoria. A Terra é o maior deles. Os outros, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são gasosos.

Foi formado há cerca de 4,56 bilhões de anos
Bilhões de anos após o Big Bang, no Sistema Solar, gases e grãos de poeira que orbitavam em torno do Sol começaram a se juntar e formar corpos maiores. Um deles era a Terra. No início, estava mais para uma grande bola de fogo. Mas, com o passar dos (milhões) de anos, o planeta passou por resfriamento gradativo até se solidificar e formar um supercontinente e os oceanos.

A vida é muito recente
A primeira forma de vida — bactérias — só apareceram um bilhão de anos depois, mas o homem moderno só surgiu há pouco mais de 200 mil anos.

Planeta Terra (Foto: NASA)
PLANETA TERRA (FOTO: NASA)

Ficha técnica
Com forma de uma esfera achatada nos pólos, a Terra tem 12.756,2 quilômetros de diâmetro (a linha equatorial) e 510.072.000 quilômetros quadrados de área de superfície. A média de temperatura é 14ºC, a menor mínima já registrada é -93,2ºC (em um ponto da Antártida) e a maior máxima, de 56,7ºC (no Vale da Morte, na Califórnia, em 1913).

Estrutura
A Terra é formada por diferentes camadas: um núcleo interno sólido, formado principalmente por ferro e níquel; um núcleo externo, líquido, que envolve o interno; o manto, que se estende por 2,9 mil quilômetros abaixo da superfície até chegar ao núcleo; e a crosta, uma camada sólida e silicatada, dividida em placas que estão constantemente em movimento.

Composição
A massa da Terra é composta principalmente por ferro (32,1%), oxigênio (30,1%), silício (15,1%), magnésio (13,9%), enxofre (2,9%), níquel (1,8%), cálcio (1,5%) e alumínio (1,4%). Nossa atmosfera, composta de nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), além de vapor d’água, dióxido de carbono e outros gases, é dividida em camadas. É ela que protege o planeta e o mantém habitável.

Fonte: Revista Galileu