Brasília (15/05/2020) – O Ibama, em conjunto com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), publicou em formato digital o Guia para Reconhecimento de Espécies dos Campos Sulinos. Com o objetivo de auxiliar na identificação das principais gramíneas e leguminosas presentes no bioma, a obra apresenta informações sobre 80 espécies nativas e 4 exóticas invasoras, com fotos e ilustrações.
Assinada pelos professores de agronomia da UFRGS Carlos Nabinger e Miguel Dall’Agnol, a publicação é destinada a analistas ambientais, técnicos, extensionistas, pesquisadores, acadêmicos e produtores rurais que manejam campos nativos no sul do país.
De acordo com o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, João Pessoa Moreira, o conhecimento consolidado no guia pode servir de base para o desenvolvimento econômico e social sustentável na região.
Uma tiragem de dois mil exemplares da publicação será distribuída em eventos que promovam o uso sustentável dos Campos Sulinos após o fim da emergência de saúde pública provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
No momento, o Guia de Identificação de Espécies dos Campos Sulinos está disponível exclusivamente em versão digital.