Governo decide prorrogar até novembro presença das Forças Armadas na Amazônia Legal

Informação foi divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência; decreto em vigor vale até esta sexta (10). Operação Verde Brasil visa combater desmatamento ilegal e focos de incêndio.

Aeronave militar sobrevoa a Amazônia — Foto: Divulgação/EPA

A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta quinta-feira (9) que o governo federal decidiu prorrogar até 6 de novembro a presença das Forças Armadas na Amazônia Legal.

A Operação Verde Brasil foi criada para fazer ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais. A operação é direcionada ao combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio.

De acordo com a Secretaria-Geral, o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) com a prorrogação dos trabalhos das Forças Armadas será publicado nesta sexta (10), no “Diário Oficial da União”.

O decreto em vigor atualmente, publicado em junho, previa a presença das Forças Armadas na região até esta sexta.

Mourão

Mais cedo, nesta quinta-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão participou de uma videoconferência com representantes de fundos globais de investimentos para discutir a proteção da Amazônia. Mourão chefia o Conselho da Amazônia.

Conforme a colunista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo, a partir do ano que vem, os grandes fundos terão de cumprir regras de governança mais rigorosas para definição de investimentos.

Ao Blog da Cristiana Lôbo, Mourão afirmou que o Brasil mostrará bons resultados no combate a queimadas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), porém, os focos de queimadas na Amazônia em junho foram os maiores para o mês nos últimos 13 anos.

Fonte: G1