Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no litoral de Porto Seguro; Bahia registra maior número de encalhes do país

Animal foi achado nesta quinta-feira (10), em praia do distrito de Trancoso. Até agora, estado tem 17 encalhes da espécie este ano.

Baleia jubarte foi encontrada morta e enterrada na praia, em Trancoso — Foto: Divulgação/Departamento de Fiscalização Ambiental

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto nas proximidades da praia dos Nativos, em Trancoso, distrito turístico da cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, nesta quinta-feira (10).

De acordo com informações do coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mackxuel Campeche, o animal era um macho, com 3,66 metros de comprimento. Exames feitos por uma equipe do projeto atestaram que ele estava com uma infecção no umbigo, mas não se sabe se essa foi a causa da morte. Ele foi enterrado na praia.

Na última terça, outro filhote de baleia foi encontrado em Trancoso. No entanto não há relação entre as duas mortes.

Com o registro desta quinta, o litoral baiano passa a contabilizar o maior número de baleias jubarte encontradas mortas em 2020, comparado com outros estados brasileiros.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Baleia Jubarte, que monitora esses animais em todo litoral Brasileiro, em 2020 já foram registrados 52 encalhes de jubarte confirmados, sendo 3 em Santa Catarina, 5 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro, 15 no Espírito Santo, 17 na Bahia, 1 em Alagoas, 2 em Pernambuco e 1 no Rio Grande do Norte.

Temporada das baleias

Baleia jubarte exibe a cauda em Praia do Forte, na Bahia. Registro foi feito neste mês de julho — Foto: Enrico Marcovaldi/ Projeto Baleia Jubarte

Normalmente, as baleias jubarte começam a chegar no Brasil em julho. No entanto, esse ano, os registros começaram mais cedo. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, desde o dia 30 de abril elas têm sido vistas em águas do país.

Os primeiro registros foram feitos em Ilhabela (SP), Rio de Janeiro e Espírito Santo. Vindas das regiões da Antártida, as jubartes procuram as águas mais calmas, quentes e rasas da costa brasileira para acasalar, parir e amamentar seus filhotes no inverno e primavera.

A temporada reprodutiva das baleias jubarte no Brasil vai até outubro/novembro, e os pesquisadores estimam que a população brasileira da espécie já tenha ultrapassado os 20 mil animais.

Para ajudar os animais encalhados, o Projeto Baleia Jubarte tem atuação com telefones de emergência, que também recebe ligação a cobrar. [Veja números abaixo]

  • Caravelas: (73) 3297-1340 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (73) 98802-1874 (WhatsApp 24h)
  • Praia do Forte: (71) 3676-1463 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (71) 981542131 (WhatsApp 24h)

Fonte: G1