Cientistas criam “superenzima” que come plástico PET em poucos dias

Usando engenharia genética, os pesquisadores combinaram a PETase com uma segunda enzima chamada MHETase. Juntas, elas devoram o tereftalato de polietileno rapidamente.

Cientistas criam superenzima que come plástico PET em poucos dias (Foto: Creative Commons)

Cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, criaram uma “superenzima” a partir de duas enzimas produzidas por um tipo de bactéria que se alimenta de garrafas plásticas, conhecida como Ideonella sakaiensis. A pesquisa foi publicada na última segunda-feira (28) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Em um estudo anterior, cientistas já haviam criado uma enzima que se alimenta de plástico, a PETase. Desta vez, usando engenharia genética, os pesquisadores a combinaram com uma segunda enzima chamada MHETase, que acelera até duas vezes mais o processo de reverter o tereftalato de polietileno (mais conhecido pela sigla PET) à sua composição original.