A maior bomba da 2ª Guerra Mundial já encontrada na Polônia explodiu debaixo d´água durante uma tentativa de neutralização depois de sete décadas.
Não houve feridos.
Leia também:
Desminadores da Marinha do país tentavam desarmar a bomba Tallboy, de cerca de 5,4 toneladas, quando ocorreu a explosão, em um canal de navegação no noroeste do país.
A Tallboy, também conhecida como bomba-terremoto, por sua capacidade de provocar um pequeno tremor, foi lançada pela Aeronáutica britânica em abril de 1945 durante um ataque a um contratorpedeiro alemão.
Por questões de segurança, a opção não foi pelo método tradicional de detonação – o mais frequentemente, mas também o mais violento, uma vez que a bomba tinha seis metros de comprimento e 2,4 toneladas de explosivos, o equivalente a 3,6 toneladas de dinamite.
Em vez disso, os desminadores apostaram no procedimento de deflagração, que consiste em uma combustão da carga explosiva a uma temperatura abaixo do limiar de detonação.
Por fim, “o processo de deflagração se transformou em detonação”, disse em comunicado o porta-voz da 8º flotilha de defesa costeira polonesa, Grzegorz Lewandowski, mas “sem risco para as pessoas que participaram diretamente na operação”.
A bomba estava a 12 metros de profundidade sob as águas do canal, perto de casas e infraestruturas importantes, o que levou à evacuação de 750 pessoas.
No total, 12 Tallboys foram lançadas pela Real Força Aérea (RAF) britânica contra o destróier alemão Lützow, entre elas esta que não explodiu na ocasião.
Fonte: BBC