Professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Miguel Nicolelis foi um dos criadores do Projeto Mandacaru, grupo formado por voluntários das mais diversas áreas que dá orientação e consultoria sobre o enfrentamento da pandemia de coronavírus aos nove Estados que compõem a região Nordeste.
Nesta entrevista ao repórter André Biernath, da BBC News Brasil, o neurocientista avalia a repercussão de sua mensagem no Twitter, na qual disse que “ou o país entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar os nossos mortos em 2021”, além de apontar a sequência de erros que colocam o país em segundo lugar no ranking de mortes por covid-19 no mundo.
Leia também:
Ele diz estar extremamente preocupado com o momento atual, de segunda onda de casos ou repique da primeira, agravado por campanhas eleitorais, aberturas pelo país e festas de fim de ano. “Estamos num momento que era propício e imediato para ter uma intervenção nacional pela primeira vez. Para parar, para ter uma queda dramática e rápida de novos casos até que a campanha de vacinação começasse. Eu estou vendo esse momento com extremo pessimismo, porque a gravidade é óbvia.”
Questionado sobre o impacto econômico dessa medida drástica, Nicolelis afirma que “se realizarmos um isolamento social rígido, um lockdown por duas ou três semanas, com só serviços essenciais funcionando, é possível minimizar os danos econômicos no futuro”.
Confira os principais trechos da entrevista neste vídeo.
Fonte: BBC