O apresentador Jay O’Brien estava fazendo uma transmissão ao vivo no Facebook, quando um meteoro “cortou” o céu na última segunda-feira (12). O repórter se assustou ao ver a explosão e afirmou no decorrer do vídeo que “o brilho, possivelmente, era um pedaço de lixo espacial queimando em órbita”. A passagem foi filmada em West Palm Beach, no Sul da Flórida (EUA).
Leia também:
Na verdade, O’Brien gravou o momento exato em que uma superestrela cadente – ou, em termos técnicos, um meteoro do tipo bólido – explodiu ao atingir as camadas mais densas da atmosfera da Terra. O momento também foi gravado por câmeras de segurança nas regiões de Jacksonville e Miami. Várias imagens estão circulando nas redes sociais.
Segundo a American Meteor Society, organização de pesquisa no campo de astronomia, foram relatados quase 300 avistamentos do meteoro. Nas Bahamas, moradores afirmaram que ouviram um barulho muito alto e sentiram suas casas tremer, situações comuns durante a passagem de um bólido. O estrondo é causado pela liberação de energia no momento da explosão.
O satélite meteorológico que monitora relâmpagos, o GOES-16, também conseguiu capturar uma imagem da superestrela cadente:
Fonte: Tecmundo