O mês de novembro traz várias atrações para quem gosta de olhar para o céu. No começo da noite, brilham os planetas Júpiter e Saturno, com Marte aparecendo poucas horas depois. Teremos também duas chuvas de meteoros de atividade moderada, mas que poderão recompensar os observadores com alguns meteoros brilhantes.
CALENDÁRIO CELESTE
DIA 8
Na sombra da Terra
Eclipses lunares ocorrem quando a Lua atravessa a sombra que a Terra projeta no espaço. Desta vez, o eclipse total será visível da região do Oceano Pacífico. No Brasil, será possível acompanhar apenas a fase penumbral do eclipse, que se inicia às 05h02. O auge é às 8h.
DIA 9
Hora de Urano
O primeiro planeta descoberto por meio de telescópio atinge sua oposição nessa noite. Está situado na constelação de Áries, próximo à divisa com Peixes e Baleia. É necessário um binóculo ou pequeno telescópio para observar seu pálido disco de magnitude 5,7.
DIA 12
Meteoros em Touro
O cometa 2/P Encke dá origem a duas fracas chuvas de meteoros na constelação de Touro: os Taurídeos do Sul, em outubro, e os Taurídeos do Norte, em novembro. Apesar da atividade tímida, essas chuvas costumam originar meteoros brilhantes. Vale a pena tentar a sorte. Olhe para o Norte a partir das 23h.
DIA 18
Meteoros em Leão
Os meteoros Leonídeos são famosos pelos eventos excepcionais que aconteceram em 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando milhares de estrelas cadentes riscaram o céu. Infelizmente a poeira deixada pelo cometa Tempel-Tuttle não deve proporcionar um show este ano, mas mesmo assim vale a pena fazer uma vigília, pois esses meteoros costumam ser brilhantes. Olhe para o Leste a partir das 4h.
Fonte: Galileu