Peixes raros com origem pré-histórica datada de 420 milhões de anos são encontrados por pescadores em Madagascar, no Oceano Índico, que era considerado, até então, um habitat desconhecido de peixes celacantos. A espécie eram considerada extinta até 1938, segundo Daily Mail.
Os pescadores contaram que jogaram redes de pesca para capturar tubarões, mas se depararam com os “peixes fósseis”. A espécie pode pesar até 90 quilos e só foi vista algumas vezes nos últimos anos, em lugares como África do Sul, Tanzânia e Indonésia. Os peixes vivem de 100 a 500 metros abaixo da superfície, então apenas as redes mais de alta inserção conseguem capturar os celacantos.
Leia também:
Andrew Cooke, principal autor da pesquisa South African Journal of Science, afirmou que Madagascar é o novo “epicentro” dos celacantos. A ciência acreditava que os espécimes haviam desaparecido do país, mas a recente descoberta aponta para outra direção. “A presença de populações de celacanto do Oceano Índico Ocidental em Madagascar não é surpreendente, considerando a vasta gama de habitats que a ilha antiga oferece”.
Segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration, a espécie pode alcançar 2 metros de comprimento e possuir escamas com manchas curiosas.
Fonte: IstoÉ