Grupos de chimpanzés foram flagrados por pesquisadores perseguindo, atacando e matando gorilas no Parque Nacional Loango, no Gabão. Esse foi o primeiro ataque fatal entre esses macacos já testemunhado por cientistas na natureza. O comportamento esperado pelos especialistas é que os primatas menores fiquem relaxados e convivam em relativa harmonia com os primatas maiores.
Os ataques violentos ocasionais assustaram os pesquisadores, já que ambas as espécies são conhecidas por serem bastante sociáveis. “No início, só percebemos gritos de chimpanzés e pensamos que estávamos observando um encontro típico entre indivíduos de comunidades vizinhas de chimpanzés”, declarou a autora principal do estudo, Lara M. Southern.
“Mas então, ouvimos batidas no peito, uma característica de exibição dos gorilas, e percebemos que os chimpanzés haviam encontrado um grupo de cinco gorilas”, acrescentou a pesquisadora. Segundo ela, o primeiro ataque ocorreu em 2019. Até o momento, foram registrados dois encontros, em que os chimpanzés formam coalizões e atacam os gorilas.
Violência gratuita?
Os ataques foram direcionados a fêmeas adultas, que defenderam a si mesmas e a seus filhotes. A maior parte dos gorilas conseguiu escapar, mas dois filhotes foram separados de suas mães e mortos pelos chimpanzés, relataram os autores do estudo.
“Nossas observações fornecem a primeira evidência de que a presença de chimpanzés pode ter um impacto letal sobre os gorilas”, disse o primatologista Tobias Deschner. “Agora queremos investigar os fatores que desencadeiam essas interações surpreendentemente agressivas”, completou o pesquisador.
Farinha pouca…
Originalmente, o objetivo do estudo era observar cerca de 45 chimpanzés para analisar suas relações, uso de ferramentas, habilidades de comunicação, caça e outras características importantes. Para os autores, uma motivação para os ataques pode estar na dieta comum dos dois grandes primatas, somada a uma oferta relativamente mais baixa de alimentos.
“Pode ser que o compartilhamento de recursos alimentares por chimpanzés, gorilas e elefantes da floresta no Parque Nacional Loango resulte em maior competição e às vezes até em interações letais entre as duas espécies de grandes macacos”, especulou Deschner.
O Parque Nacional de Loango é uma área protegida na costa do Gabão, país que fica no oeste da África Subsaariana. O parque é lar de várias espécies, como elefantes, búfalos e diferentes espécies de macacos. A região é lar dos gorilas das planícies ocidentais, que é uma espécie ameaçada de extinção por conta da caça.
Fonte: Olhar Digital