Um homem pescou um raro peixe-jacaré no rio Parsons, no Kansas (Estados Unidos), informou a autoridade estadual de parques na terça-feira (12). O animal tinha 1,37 m de comprimento e pesava quase 18 kg.
Encontrados em rios no meio-oeste americano, principalmente em Ohio, Missouri e Illinois, peixes-jacarés são chamados de fósseis vivos porque os registros desses animais datam de 100 milhões de anos atrás.
O Departamento de Parques e Vida Selvagem do Kansas (KDWP, na sigla em inglês) ainda tenta entender o que um peixe-jacaré fazia por ali, onde foi pescado.
“Acreditamos que a informação do pescador seja precisa e que o peixe tenha sido, de fato, capturado no rio Neosho. Mas isso não quer dizer que o peixe é nativo daquele rio”, disse o biólogo Connor Ossowski, que trabalha para o órgão.
Uma hipótese é que o peixe tenha ido parar no Kansas depois de ser abandonado por um tutor que comprou o bicho em uma loja de animais, apontou o diretor da divisão de pescaria do KDWP.
Isso fez as autoridades locais gerarem um alerta: é proibido jogar peixes e outros animais não nativos em rios pelo risco de impacto à biodiversidade.
Fonte: G1