Uma grossa camada de espuma do mar invadiu a cidade de Punta del Este no Uruguai nesta terça-feira (17) enquanto o país enfrenta uma forte tempestade, que recebeu o nome de Yakecan.
Ventos que chegaram aos 90km/h produziram o fenômeno natural que não costuma ser prejudicial aos seres humanos, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos EUA.
“A espuma do mar se forma quando a matéria orgânica dissolvida no oceano, como algas, é agitada pelos fortes ventos e ondas”, disse a NOAA em nota.
Imagens compartilhadas por moradores da cidade mostram ondas invadindo a avenida beira-mar e chegando até mesmo às portarias de prédios e edifícios residenciais na orla.
O Instituto de Meteorologia do Uruguai (Inumet) decretou alerta laranja, o segundo em gravidade, para a costa uruguaia por conta da aproximação da Yakecan – que também atinge o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No estado de Santa Catarina, região sul brasileira, a tempestade trouxe baixas temperaturas e uma forte geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), que alertou que as condições devem piorar na quarta-feira.
A aproximação da tempestade – inicialmente apontada como um ciclone – gerou chuvas e ventos fortes em toda a região.
O jogo pela quinta rodada do Grupo G da Copa Libertadores-2022 entre o uruguaio Peñarol e o paraguaio Cerro Porteño, marcado para a noite de terça-feira em Montevidéu, poderá ser “adiado em 24 horas” devido às más condições climáticas, disseram dirigentes do clube a uma rádio local.
Fonte: G1