Concurso fotográfico revela as 8 melhores imagens da natureza em 2022

Mais de 7 mil cliques foram inscritos na última edição da "BigPicture: Natural World Photography Competition"; confira os vencedores

Bola de Abelha (Foto: Reprodução/Karine Aigner)

A Academia de Ciências da Califórnia, em San Francisco, anunciou no início de junho os vencedores da BigPicture: Natural World Photography Competition de 2022. A competição teve mais de 7 mil cliques inscritos por fotógrafos de 65 países diferentes, incentivando os profissionais de todo o mundo a contribuir com seus registros para celebrar a diversidade da vida na Terra.

Os candidatos às oito categorias do prêmio, que retratam a interação de humanos com animais e o meio ambiente, foram analisados por um time de fotógrafos de natureza, conservação e editores de fotografia, incluindo a renomada fotógrafa da vida selvagem Suzi Eszterhas, que presidiu o júri.

As imagens vencedoras serão apresentadas na exposição anual de fotografia BigPicture, programada para entrar em cartaz em setembro, na sede da Academia de Ciências da Califórnia.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria:

O Grande Prêmio – “Bola de Abelha”

A vencedora do Grande Prêmio foi a imagem intitulada “Bee Ballin” (em português, “bola de abelha”) feita pela fotógrafa norte-americana Karine Aigner. A foto mostra uma bola de acasalamento de abelhas machos da espécie Diadasia rinconis lutando umas contra as outras na esperança de garantir a companhia de uma fêma.

Para capturar esse momento extraordinário no sul do Texas, Aigner se deitou no chão e esperou pacientemente enquanto o aglomerado começava a se formar. A fotógrafa busca em seus trabalhos destacar as delicadas relações de espécies nativas com humanos e o mundo.

Bola de Abelha (Foto: Reprodução/Karine Aigner)

Vida aquática – “Queda do Leão Marinho”

A fotografia de David Slater feita no fundo da Baía de Monterey, na Califórnia, mostrou a imagem de um leão-marinho sem vida. Embora a cena pareça triste, o fotógrafo autodidata revela como a natureza se renova, mostrando que o leão-marinho após a sua morte pode retribuir à comunidade com a qual nadou, servindo de alimento ou abrigo para outras espécies.

Queda do Leão Marinho (Foto: Reprodução/David Slater)

Vida Selvagem Terrestre – “Teia de aranha”

O fotógrafo húngaro Bence Mate conseguiu não apenas o registro de um castor europeu, que corre risco de extinção, mas também a interação de uma aranha com o ambiente. O inseto repousa em sua teia feita justamente na árvore roída pelo castor.

Teia de aranha (Foto: Reprodução/Bence Mate)

Vida Aérea – “Quadro dentro de um quadro”

O premiado fotógrafo de vida selvagem, Sitaram Raul capturou um morcego indo em direção a uma macieira para se alimentar em Badlapur, na Índia. O enquadramento preciso não foi um acaso, o fotógrafo passou quase três semanas observando o comportamento desses morcegos enquanto frequentavam a árvore frutífera, aprendendo seus hábitos e finalmente capturando essa foto quando surgiu a oportunidade.

Quadro dentro de um quadro (Foto: Reprodução/Sitaram Raul)

Paisagens, paisagens aquáticas e flora – “A beleza oculta sob nossos pés”

O mergulhador Tom São Jorge descobriu através da fotografia uma maneira de destacar a beleza natural encontrada nos sistemas de cavernas subaquáticas da Riviera Maya do México e também chamar a atenção para as ameaças ao seu frágil ecossistema. Embora o local seja uma parte importante do aquífero, ainda sofre interferência humana, colocando em risco a selva, a caverna e comunidades locais.

A beleza oculta sob nossos pés (Foto: Reprodução/Tom São Jorge)

Arte da Natureza – “Diversidade de Insetos”

Enquanto limpava uma lâmpada, o fotógrafo descobriu um verdadeiro tesouro de insetos mortos após serem atraídos pela luz. Com isso ele decidiu criar esta colagem demonstrando a diversidade expansiva, embora negligenciada, de pequenos insetos aéreos.

Diversidade de Insetos (Foto: Reprodução/Pål Hermansen)

Natureza humana – “Delícia Doentia”

Levando um segundo prêmio, desta vez, enquanto viajava na região dos Cárpatos, na Romênia, Bence Mate encontrou uma cena trágica. O fotógrafo registrou rãs sendo caçadas na época de procriação. Depois que o animal tem suas pernas removidas para consumo, seus restos são jogados de volta na água formando um redemoinho de ovas e vísceras.

Delícia Doentia (Foto: Reprodução/Bence Mate)

História da foto: Ação – “Convivência com predadores”

A imagem feita no Parque Nacional Sanjay Gandhi em Mumbai, na Índia, faz parte do trabalho de Nayan Khanolkar que há dois anos vem focando em registrar leopardos urbanos. Em Mumbai há uma relação única entre leopardos e humanos, criada graças aos esforços da comunidade indígena Warli, do Departamento Florestal de Maharashtra e de grupos de cidadãos locais.

Embora ainda ocorram incidentes, Khanolkar espera demonstrar que pode existir uma harmonia entre animais e humanos.

Convivência com predadores (Foto: Reprodução/Nayan Khanolkar)

Fonte: Galileu