Redação AmbienteBrasil
O jornal britânico Financial Times advertiu em editorial publicado anteontem que “o progresso alcançado entre 1990 e 2005 no combate à fome, principalmente entre as crianças, está ameaçado pela alta do preço dos alimentos, impulsionada, entre outros fatores, pelos subsídios pagos à produção de biocombustível”.
Segundo o FT, o preço de commodities como trigo, soja e milho duplicaram, ou até triplicaram nos últimos anos. “O resultado é pobreza – para milhões, a duplicação do preço significa escassez – e o aumento da desnutrição”, disse a publicação, conforme registrou o Estadão Online.
No mesmo dia, outro jornal britânico – The Guardian –, também num editorial, comentou o aumento dos preços, afirmando que alta do trigo anunciada na segunda-feira normalmente passaria despercebida, mas “ela é apenas o mais recente sinal de que a longa era de comida barata acabou”.
O jornal afirma que o preço do trigo caiu mais de 80% entre 1973 e 2000, levando-se em conta a inflação, e agora está mais do que o dobro do preço de alguns anos atrás.
E o leitor? Concorda que os biocombustíveis podem anular o combate mundial à fome? Essa é a reflexão proposta pela mais nova enquete de AmbienteBrasil.