ECOLUNA – Indústria de produtos para Defesa Agrícola defende “reavaliação de agroquímicos”, mas pede regras claras

O Sindag (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola) divulgou nota negando que se posicione contrariamente ao procedimento de reavaliação de agroquímicos determinado pela legislação brasileira, conforme teria sido veiculado na imprensa.

“Esclareça-se, sobretudo, que este Sindicato impetrou mandado de segurança visando somente a suspensão temporária do processo de reavaliação de agroquímicos que a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – deseja implementar segundo critérios próprios, exclusivos, jamais informados à indústria, publicados na forma da lei ou mesmo compartilhados com as entidades representativas do agronegócio”, diz o Sindag, afirmando ainda que jamais pleiteou o fim da reavaliação ou se recusou a aceitar o procedimento da Anvisa.

“Reivindicamos pela via judicial, portanto, que a Anvisa atue com transparência e informe publicamente os critérios que a motivaram a determinar uma nova etapa de reavaliação de agroquímicos. Com uma postura irredutível, a Anvisa nega à indústria o simples acesso a dados técnicos supostamente em seu poder. A agência governamental cerceia o direito à defesa de parte da indústria, patrocina a insegurança jurídica no ambiente empresarial e age em sentido contrário às conquistas democráticas asseguradas na Constituição da República Federativa do Brasil”, diz a entidade.

Salvamento I

Os 24 pingüins encontrados nas praias do norte capixaba estão recebendo cuidados na Reserva Biológica de Comboios – Linhares, que abriga um Centro de Visitantes do Projeto Tamar. Os animais foram encontrados por moradores e banhistas que os encaminharam.

Na base os 24 “visitantes” ficam num espaço reservado, na parte seca, já que eles não podem passar muito tempo dentro d’água, pois, curiosamente, podem morrer de frio. São mantidos quentinhos e ficam a maior parte do tempo expostos ao sol, tomando dois banhos de água salgada por dia.

Esses pingüins têm origem na Patagônia e nessa época do ano costumam freqüentar as águas brasileiras. São trazidos pelas correntes marítimas vindas do Sul associadas a eventos de tempestades (frentes frias). No entanto, os mais fracos do grupo, não conseguindo se alimentar adequadamente, ficam sem forças para voltar ao local de origem.

Salvamento II

Vinte e seis de um total de 33 árvores de médio e pequeno portes já foram resgatadas intactas do trecho do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) que será afetado pelas obras de construção do complexo viário da Rótula do Coroado, no Aleixo (zona Centro-Sul), onde a Prefeitura de Manaus está em fase de conclusão do segundo grande viaduto da cidade.

De acordo com o chefe do Núcleo de Operações da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Sidney Brasil, a operação de transplantio – como é chamada a técnica de resgate de espécies adultas – iniciou na terça-feira passada e deve ser concluída até o início da próxima semana.