Danielle Jordan / AmbienteBrasil
Reciclagem, sustentabilidade, uso do solo, poluição… temas que passaram a fazer parte das conversas dos jovens também. Mas, o que pode ser feito efetivamente? Como trazer a discussão para a prática?
Um importante passo rumo a essa conscientização foi dado pelas técnicas da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, autoras do livro “Ecocidadão”, Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira. A obra, lançada na semana passada, é voltada a professores do ensino fundamental e médio mostra como o cidadão pode ajudar a preservar o meio ambiente.
De acordo com Regina, o livro buscou mostrar os temas ecológicos e apresentou “dicas” aos leitores de como agir de maneira sustentável, “transformando pessoas em cidadãos conscientes e envolvidos com a preservação ambiental”, explica.
Regina destaca a importância de preparar os profissionais para abordar essas questões com os jovens. “Quando falamos em educação ambiental imaginamos muitas crianças envolvidas em ações em prol de um Planeta mais saudável e sustentável”, comenta. “No entanto, quem é que prepara estas crianças? Quem é que as ensina?”, questiona. Bons educadores, que assimilem a importância da preservação, podem ajudar a formar gerações bem preparadas para o futuro, na avaliação da autora.
Uma ampla pesquisa foi realizada para embasar as informações apresentadas. Publicações especializadas serviram como ferramenta para a elaboração do material, entre elas, AmbienteBrasil. “As notícias e informações presentes no site servem como um ótimo suporte para os educadores que quiserem ir além às suas consultas”, sugere Regina.
Foram impressos 30 mil exemplares em papel reciclado. Ainda esta semana o material será disponibilizado para download no site da coordenadoria: http://www.ambiente.sp.gov.br/cea/index.php.